Casa Agrícola Valdrez
Desde 2022
Azeite Virgem Extra
O azeite tem propriedades que permitem gerar diferentes benefícios, sendo um produto imprescindível na culinária nacional.
É um ingrediente essencial na gastronomia portuguesa, nomeadamente na dieta mediterrânica.
As azeitonas, que estão na origem do azeite, são deliciosas e o próprio azeite é também um produto muito saboroso. É, por isso, um ingrediente muito usado e que está presente em grande parte dos pratos tradicionais portugueses.
O azeite é feito a partir das azeitonas e tem vantagens e benefícios que vão além da saúde e da culinária, como auxílio no emagrecimento e acção hidratante para pele e cabelos.
Ele contém propriedades muito específicas que permitem que se retire dele proveito para diversas áreas. Contudo, como tudo na vida, é preciso moderação no seu consumo para realmente conseguir usufruir de todas as suas vantagens, sem qualquer prejuízo.
Em virtude de existirem vários tipos de azeite, devemos ter sempre muita atenção quando adquirimos qualquer tipo de embalagem de azeite. Devemos ler cuidadosamente o rotulo e os ingredientes, para assim poder saber o que estamos a adquirir e não comprarmos um azeite de menor qualidade a pensar que estamos a comprar um produto de excelência e de qualidade. Assim, para poderem diferenciar os tipos de azeite, deixamos aqui as definições legais dos vários tipos de azeites:
-
Azeites Virgens, são aqueles que são obtidos a partir do fruto da oliveira unicamente por processos mecânicos ou outros processos físicos, em condições que não alterem o azeite, e que não tenham sofrido outros tratamentos além da lavagem, da decantação, da centrifugação e da filtração, com exclusão dos azeites obtidos com solventes, com adjuvantes de acção química ou bioquímica ou por processos de reesterificação, bem como de qualquer mistura com óleos de outra natureza.
Estes azeites são exclusivamente classificados e descritos do seguinte modo:
a) Azeite virgem extra - aqueles que possuem uma acidez livre, expressa em ácido oleico, não superior a 0,8 g por 100 g, estando as outras características conformes com as previstas para esta categoria.
b) Azeite virgem - aqueles que possuem uma acidez livre, expressa em ácido oleico, não superior a 2 g por 100 g, estando as outras características conformes com as previstas para esta categoria.
c) Azeite lampante - aqueles que possuem uma acidez livre, expressa em ácido oleico, superior a 2 g por 100 g e/ou estando as outras características conformes com as previstas para esta categoria, não sendo autorizada a sua comercialização ao consumidor final nem para revenda.
-
Azeite Refinado, é aquele que é obtido por refinação de azeite virgem, com uma acidez livre expressa em ácido oleico não superior a 0,3 g por 100 g, estando as outras características conformes com as previstas para esta categoria.
-
Azeite - Composto por azeite refinado e azeite virgem, é aquele que é obtido por loteamento de azeite refinado e de azeite virgem, com exclusão do azeite lampante, com uma acidez livre, expressa em ácido oleico, não superior a 1 g por 100 g, estando as outras características conformes com as previstas para esta categoria.
-
Óleo de bagaço de azeitona bruto, é aquele que é obtido de bagaço de azeitona por tratamento com solventes ou por processos físicos, ou óleo correspondente, com excepção de certas características específicas, a um azeite lampante, com exclusão dos óleos obtidos por processos de reesterificação e qualquer mistura com óleos de outra natureza, e com as outras características conformes com as previstas para esta categoria.
-
Óleo de bagaço de azeitona, é aquele que é obtido por refinação de óleo de bagaço de azeitona bruto, com uma acidez livre, expressa em ácido oleico, não superior a 0,3 g por 100 g, estando as outras características conformes com as previstas para esta categoria.
-
Óleo de bagaço de azeitona, é aquele que é obtido por loteamento de óleo de bagaço de azeitona refinado e de azeite virgem, com exclusão do azeite lampante, com uma acidez livre, expressa em ácido oleico, não superior a 1 g por 100 g, estando as outras características conformes com as previstas para esta categoria.
É consensual que o melhor azeite é o azeite virgem extra. Um azeite virgem extra apresenta no rótulo uma acidez igual ou inferior a 0,8%. Este é o mais saudável, pois os seus nutrientes estão preservados, permitindo que se retire o máximo dos seus benefícios.
O azeite refinado ou o azeite composto representam outros tipos de azeite que, ao longo do processo inerente à sua produção, perdem nutrientes e, consequentemente, qualidade de gorduras.
O azeite possui uma grande riqueza em gorduras monoinsaturadas, o que permite reduzir o colesterol mau, que é o colesterol LDL (que significa Lipoproteína de Baixa Densidade). Este é adjectivado de mau, pois a elevada quantidade de colesterol pode levar a que as paredes arteriais fiquem cada vez menos desimpedidas, dificultando a circulação do sangue, podendo mesmo levar a que fiquem obstruídas.
O azeite estimula a dilatação dos vasos e, ao reduzir a pressão arterial, facilita a circulação sanguínea. Por isso, podemos afirmar que o azeite desempenha um papel na prevenção da arterosclerose, protegendo assim o coração.
Ajuda também que o azeite seja um produto rico em fortes antioxidantes, nomeadamente em compostos fenólicos e vitamina E. O oleocanthal é uma substância anti-inflamatória que está presente no azeite. Ela atua como anti-inflamatória e fortalece o sistema imunológico, que é mais uma vantagem deste produto. O azeite também contribui para a prevenção de algumas doenças pois, por conter nas suas propriedades antioxidantes e também por agir no hipotálamo, estimulando a saciedade, ele evita doenças como o cancro e os diabetes.
O contributo para o emagrecimento é outro benefício do azeite, pois o controlo da saciedade que este produto potencia leva a que se sinta confortado e prolongue por mais tempo a ausência de fome. Além disso, o consumo moderado de azeite regulariza o sistema digestivo. Assim, o azeite previne a prisão de ventre, contribuindo para o bom funcionamento do intestino.
O azeite que apresentamos e comercializamos aqui, durante o ano de 2022 é o lote 012022, com a validade até Dezembro de 2024.
Na rotulagem do produto, consta mais uma letra maiúscula (iniciando no A e seguindo o abecedário), que indica a divisão do lote inicial (012022), sendo apenas utilizada para controlo interno e indicação sobre a data de embalamento.
O lote em causa foi sujeito a análises físico-químicas para serem apurados os parâmetros químicos, bem como a análises sensoriais para serem apurados os parâmetros organoléctpicos.
Ambas as análises foram realizadas nos Laboratórios de Físico-química e Câmara de Provadores, da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, estando os ensaios devidamente certificados pelo IPAC e aprovados pelo Conselho Oleíco Internacional, que poderão ser visualizadas na página das fotografias existente neste site.