top of page

Casa Agrícola Valdrez

Desde 2022

Alheiras de Mirandela IGP

04 rotulo embalagem.jpg
01 Rotulo Frente.jpg

Descrição:

A Alheira de Mirandela IGP é um enchido fumado em forma de ferradura, de cor castanho-amarelada, com aproximadamente 25 cm de comprimento e 3 cm de diâmetro, e com um peso compreendido entre 150 e 200 g. É obtida a partir de carne de porco de raça Bisara, carne de aves, pão regional de trigo, banha de porco e azeite de Trás-os-Montes DOP, condimentados com sal, alho e colorau. O interior apresenta uma textura heterogénea e é constituído por uma pasta fina e grumosa, na qual se apercebem pedaços de carnes desfiadas.

Método de produção:

Após cortadas, as carnes de porco e de aves condimentadas são cozidas em água. O pão é cortado em fatias finas procedendo-se ao seu amolecimento na calda da cozedura. A esta massa juntam-se os restantes condimentos e as carnes desfiadas procedendo-se ao enchimento da tripa natural de vaca salgada cujas extremidades são ligadas por um fio de algodão. As alheiras são então submetidas a uma fumagem em lume brando, com lenha da região (carvalho e oliveira) durante aproximadamente 8 dias.

 

Características particulares:

O clima da região, as técnicas de fabrico da Alheira de Mirandela relacionam-se com o uso do pão regional de trigo, amassado e cozido especialmente para a Alheira de Mirandela IGP, cujo segredo de fabrico permaneceu inalterado ao longo de gerações de padeiros transmontanos, o seu aroma e paladar levemente fumado, o seu sabor a alho e a azeite picante e frutado do azeite utilizado e a textura heterogénea da massa onde são bem visíveis os pedaços de carne, fazem com que este enchido se distinga dos seus congéneres. Também os condimentos utilizados e o tempo de fumagem e maturação conferem a cor, o sabor e o aroma característicos da Alheira de Mirandela IGP que a tornam distinta.

Área de produção:

A área geográfica de produção da Alheira de Mirandela IGP está circunscrita ao concelho de Mirandela.

História:

A história e as caraterísticas da Alheira de Mirandela são referência da imprensa local pelo menos desde 1957, que a identificam como uma especialidade da terra fabricada em regime de indústria caseira. A notoriedade da Alheira de Mirandela IGP, sempre esteve associada à sua área geográfica de produção, como comprovado pelo artigo da edição do Notícias de Mirandela de 29 de maio de 1960 que denunciava à época a imitação noutras áreas geográficas das «Autênticas Alheiras de Mirandela», e da necessidade de travar os abusos, apelando a «um registo para as denominações locais ou regionais que se teriam de respeitar».

Organismo de controlo e certificação:
TRADIÇÃO E QUALIDADE - Assoc. Interprof. Produtos Agro-Alimentares de Trás-os-Montes

Fonte:

https://tradicional.dgadr.gov.pt/pt/cat/salsicharia-fumados-presuntos-e-paletas/573-alheira-de-mirandela-igp

bottom of page